Logo Abrapac
Logo Instagram
Logo Facebook

Últimas notícias

Câncer de mama: Canal para críticas no atendimento

Ouvidoria recebe 50 ligações por mês de mulheres com a doença

Fonte: O Dia

Rio - Começa hoje uma série de eventos para marcar o ‘Outubro Rosa’, mês de conscientização sobre o câncer de mama. A Associação Brasileira de Apoio aos Pacientes de Câncer (Abrapac) divulgou o Projeto Mama Alerta, ouvidoria específica para reclamações relativas ao tratamento da doença. Amanhã, haverá iluminação especial no Cristo Redentor e várias outras ações no estado. Coordenada pela Abrapac, com o apoio da American Cancer Society, a ouvidoria recebe, por mês, cerca de 50 ligações. Na lista de protestos, estão dificuldade no acesso à radioterapia, atraso na marcação de consultas e falta de medicamentos para os efeitos colaterais da quimioterapia. Porém, o campeão de críticas é o serviço de Riocard para os pacientes. Segundo eles, a entrega dos cartões demora mais de um mês e o benefício é cortado antes do término do tratamento integral.

“Encaminhamos as reclamações às ouvidorias dos hospitais, a deputados e ao Ministério Público. Também recebemos elogios, mas as críticas são bem maiores”, diz Solange Gomes de Oliveira, coordenadora do Mama Alerta.

A ouvidoria conta com voluntários que registram as reclamações, de 8h às 16h, pelo telefone (21) 2283-2882. Fora desses horários, a crítica pode ser gravada na secretária eletrônica da associação.

Amanhã, às 17h30, o Cristo recebe a luz rosa. Ao longo da semana, o mesmo será feito na Igreja da Penha e no Arco do Metrô, na Praça da Bandeira.

Marcação de exames na Zona Norte

Outras ações vão celebrar o ‘Outubro Rosa’. Entre elas, a de segunda-feira, dia 7, no PAM de Cavalcantim, que vai agendar mamografias. A marcação será feita online e, para ter acesso ao serviço, a pessoa precisa levar carteira de identidade, CPF e o último exame realizado.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o Rio Imagem, Centro de Diagnóstico por Imagem, reservou vagas especiais para as pacientes que procurarem o PAM dia 7. A unidade fica na Rua Graça Melo 640, Cavalcanti.