Pacientes Oncológicos Podem Tomar as Vacinas Contra o Covid?

Ouça o PodCast da Dra Sandra Chagas sobre o tema.

As perguntas mais comuns, respondidas aqui. Com carinho, para vocês! Feliz por estamos cada dia mais perto do que tanto pedimos: a vacina! Vamos lá?

Pacientes oncológicos podem tomar as vacinas contra o Covid? 🤔

Essa pergunta passou a ser um das que mais recebo atualmente, antes mesmo da vacinação começar em nosso país.

Tenho visto discussões acaloradas sobre o tema, sem (ou com muito pouco) entendimento científico. Confesso, que isso me assusta.

Já adianto que tomarei a vacina, vacinarei minha família e recomendarei a vacina.

Agora vamos responder, com calma, às dúvidas mais comuns.

📌 POR QUE A VACINA “SAIU” TÃO RÁPIDO?

Não foi um milagre. Mas um esforço sem precedentes e trabalho conjunto entre setores públicos, privados, empresas farmacêuticas e de biotecnologia, agências regulatórias cientistas, periódicos científicos etc.

Não se sacrificou a segurança. A diferença desta vez foi que a concorrência (muitas vezes entre empresas rivais) deu lugar à colaboração. A inércia cedeu seu lugar à ousadia e à coragem para implementar o novo.

O principal motor para isso, foi a motivação conjunta proporcionada pelo sofrimento, mortes e desespero causados pela doença.

E para mim, ao contrário da desconfiança que vejo nas pessoas, é uma prova de como podemos alcançar mais do que normalmente acreditamos ser possível.

Pedimos tanto e enfim, ela está chegando.

📌 “QUAL VACINA ESCOLHO TOMAR?”

Lá vem minha frase mais comum: “Muita calma nessa hora!’

Não acredito que, nem tão cedo, tenhamos essa opção de escolha.

Provavelmente, aqui no Brasil, teremos disponíveis a Coronavac e a vacina de Oxford.

Vou me limitar a falar sobre elas, já que serão elas a chegar primeiro.

E sim, os resultados publicados e apresentados são MUITO positivos!

📌 VAMOS ÀS VACINAS QUE CHEGARÃO EM BREVE

🔸Coronavac (a “famosa” do Instituto Butantan): é constituída por vírus inativado (morto). Então, quando entra em nosso organismo, já produzimos anticorpos. Assim, se tivermos contato com o coranavírus já teremos anticorpos para “atacá-lo”.

🔸Oxford: é feita por um vetor de outro vírus, junto com um “pedaço” do vírus covid. Da mesma forma, produzimos anticorpos como descrito acima.

E sim, os pacientes oncológicos estão APTOS, a tomar! Claro que, assim como com TODAS as vacinas que existem para TODAS as doenças, se existir alguma contraindicação a algum componente da vacina, o médico assistente deverá ser consultado.

📌 “MAS A EFICÁCIA APRESENTADA NÃO É BAIXA?”

Nãoooooooo.

Para vocês terem uma idéia a vacina da gripe H1N1 raramente chega a uma eficácia maior de 70%. E todos tomam todo ano!!!!!!

É importante entender que quando os estudos são desenhados, a eficácia nunca é 100%. Mais ainda, por trás desses números, temos estatísticos com planejamentos muito complexos.

Mais ainda, com a Coronavac os 78% fala de prevenção de atendimentos ambulatoriais (casos leves), mas para prevenção de casos graves chega a 100%.

Temos mais de 200 mil mortes no Brasil hoje. 70%, 78%, 100% é GENTE PARA CARAMBA protegida!

📌 “E OS EFEITOS COLATERAIS?”

As poucas reações alérgicas que existiram foram leves. NADA comparado a gravidade possível com a infecção pelo coronavírus.

Todas as vacinas foram amplamente testadas.

No caso dos pacientes oncológicos, as principais instituições que traçam as diretrizes para nossas condutas, já apoiam a vacinação.

Inclusive, pacientes com a doença mais avançada e grave, devem se vacinar, pois eles têm um prognóstico pior, caso tenham covid.

Então, sempre sempre sempre, consultem seus médicos sobre a indicação frente ao seu caso e, uma vez indicada, tomem a vacina SEM MEDO!

📌 “EU JÁ TIVE, PRECISO TOMAR?”

Precisa! Para evitar re-infeção e para proteger o coletivo.

Quanto mais gente vacinar, mais a gente protege nossa população e a quem amamos.

O momento é de calma, reflexão e amor ao próximo.

Evitem compartilhar mensagens de fontes desconhecidas, de pessoas sem o conhecimento necessário, tenho visto muita informação absurda circulando.

Não sou cientista, nem infectologista. Mas uma pessoa que tem estudado bastante para orientar meus pacientes e as pessoas que
amo. Temos um papel social a cumprir!

📌 “A SENHORA VAI TOMAR?”

Já estou com o braço esticado à espera! Kkkkk

Eu e toda minha família!

E sim, mesmo após a vacina, seguiremos com máscaras, álcool em gel, etc

Com a segurança de estarmos mais protegidos, diminuindo a chance do vírus circular, até que nossa população toda esteja livre de vez!

Post originalmente publicado em https://drasabrinachagas.com.br/pacientes-oncologicos-podem-tomar-as-vacinas-contra-o-covid/

Compartilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Mais Acessadas

Fique sabendo

Saiba tudo sobre a ABRAPAC antes de todo mundo.

Receba as notificações de eventos, parcerias e tudo o mais que a ABRAPAC está realizando.

ABRAPAC

Conteúdo Relacionado

Cuidados Paliativos

A doença e o tratamento oncológicos, em muitos casos, vêm acompanhados de sofrimento físico e emocional, os quais muitas vezes, são de difícil manejo. Nestas situações, a presença de uma equipe multiprofissional capacitada para controle desses sintomas é essencial.

Bazar Solidário

Leve lindas peças do nosso bazar e ajude a manter este lindo trabalho com pacientes oncológicos.